Fase piloto do programa Bandeira Azul realiza ação na Praia do Peró

Alunos de três escolas municipais da região participaram das atividades

A manhã deste sábado (23) foi diferente para cerca de 50 alunos das Escolas Municipais Evaldo Salles, Etelvina Santana da Fonseca e Professora Yone Nogueira. Os estudantes participaram de mais uma etapa da fase piloto do Programa Bandeira Azul, que tem como objetivo obter a certificação internacional da Praia do Peró como ponto turístico de excelência no trade internacional.

Os jovens puderam participar de todo o processo de recolhimento e classificação do micro lixo encontrado na areia da praia, inclusive da análise preliminar, feita logo em seguida em sala de aula. As ações foram comandadas pela coordenação do programa e ocorreram em um trecho específico da praia com recolhimento do micro lixo e coleta de amostras de água.

As crianças menores aprenderam a fazer artesanato com parte do material recolhido e participaram de jogos educativos e de conscientização ambiental, enquanto os adolescentes fizeram a coleta e irão realizar a análise quali-quantitativa do micro lixo arrecadado, que será realizada no decorrer da semana.

A Guarda Marítima Ambiental, parte integrante da fase piloto do Programa, também realizou atividades recreativas com as crianças. Para a coordenadora da fase piloto do Programa Bandeira Azul, Paloma Arias, toda a ação deste sábado foi um sucesso.

“Podemos considerar esta ação um sucesso absoluto, pois são as crianças que estão semeando nos adultos uma consciência ambiental. O fruto desse engajamento, certamente, será a obtenção do selo definitivo da Bandeira Azul e uma Cabo Frio e um mundo melhor pra todos”, comemorou.

A coordenadora lembrou, também, a importância do engajamento da Prefeitura, por meio do secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, e do coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.

“Percebemos um envolvimento muito grande da prefeitura através de suas secretarias e coordenadorias que têm nos dado todo o apoio necessário para que esta fase piloto cumpra com suas metas para que consigamos a obtenção do selo Bandeira Azul”, concluiu.


Pesquisa interna