Jornal Tamoios

Quarenta artesãos participaram da Feira de Artesanato de Tamoios

Evento gerou renda e divulgou o artesanato local

Cerca de 40 artesãos de Cabo Frio participaram no domingo (22) da Feira de Artesanato de Tamoios, que aconteceu na parte externa do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. A feira foi organizada pelos artesãos da Casa de Artesanato de Tamoios, que estavam sem um local para expor seus produtos. Além de gerar renda, o evento serviu para divulgação e valorização do artesanato local.

Segundo a fundadora da Casa do Artesanato, Maria do Carmo do Espírito Santo, a Secretaria de Estado de Turismo emprestou 20 barracas para que o evento acontecesse e a direção do ginásio cedeu o espaço. Quem passou pelo local pôde comprar objetos de decoração, de uso pessoal, utilidades domésticas, brinquedos, entre outros.

“Estamos muito felizes com a realização dessa feira. A maioria dos artesãos tem o artesanato como única fonte de renda, e ter um local para expor as peças é fundamental. É uma forma de valorizar o trabalho e, sem dúvida, motivo de muita alegria para cada profissional”.

A artesã, Marlene Matos, trabalha com a confecção de bolsas, pano de prato, porta utensílios, porta moeda, entre outras peças feitas com material reciclado. Ela é uma das pessoas que dependem da venda desses produtos para manter a casa. “Essa feira é a oportunidade da gente vender nossos produtos e ter o retorno financeiro do nosso trabalho. Estou muito feliz com essa oportunidade de poder ter um espaço na feira”.

Outra artesã que também aproveitou o evento para vender seus produtos foi a Débora Moura. “Eu trabalho com biscuit e vendo seus produtos pela internet. Aproveitei essa possibilidade para elevar minha renda e espero que ela aumente em até 90%”.

O evento contou a presença de artesãos do primeiro e segundo distrito. Para o secretário de Turismo, Radamés Muniz, é preciso quebrar essa divisão entre os distritos e buscar alternativas para que esses profissionais tenham seus trabalhos valorizados. “Vamos trabalhar com a união dos artesãos e buscar formas de contribuir para divulgação e valorização do nosso artesanato”.

Outra feira já está agendada para o dia 04 de agosto. Os interessados artesãos interessados em participar devem entrar em contato com a organização da feira por meio do telefone (21) 9.9928-4891.

 

 

 

 

 


Pesquisa interna


free
hit counter