Artesãos de Tamoios vão receber a carteira nacional de artesanato

Cerca de 150 artesãos de Tamoios, em Cabo Frio, vão ganhar o reconhecimento nacional da profissão nesta sexta-feira (24). A entrega da Carteira Nacional da categoria será realizada no Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, a partir das 10h30.

Totalmente gratuita, a carteira é válida como identidade em todo território nacional, não requer anuidades ou taxa de adesão, e é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria.

Para ter acesso à carteira, todos os beneficiados passaram pela fase de cadastro e palestras obrigatórias, que aconteceram durante o mês de junho no auditório da Ferlagos e também em Tamoios. A primeira entrega aconteceu no dia 30 de outubro no Hotel Paradiso, no Braga. Na ocasião 530 artesãos foram beneficiados.

“Entendemos a importância da profissionalização do artesão em toda a cidade, e assim beneficiar a cadeia produtiva do artesanato, gerando mais empregos e renda. Com o documento também vai ser possível o acesso do artesão em congressos, encontros e cursos de qualificação e capacitação", disse o secretário municipal de Cultura, Ricardo Machado, lembrando que aqueles que não receberam a carteira no Hotel Paradiso poderão comparecer na entrega desta sexta, e o artesão que não participar também desta segunda entrega terá que retirar o cartão na Secretaria Estadual de Turismo, no Rio de Janeiro.

O Centro Educacional Municipal Professa Marli Capp fica localizado na Rua E, Quadra 15, no bairro Unamar (atrás do Centro Administrativo).


Pesquisa interna