Cadastro Positivo já está valendo e cria lista dos bons pagadores

Começou a valer nessa terça-feira (9) a nova lei do Cadastro Positivo, a legislação que cria uma espécie de lista que reúne os bons pagadores.

Agora, a inclusão no cadastro é automática e vale para pessoas físicas e jurídicas. Basta que o consumidor pague em dia os compromissos financeiros.

O arquivo poderá ser acessado por empresas e financeiras que contratarem o serviço e ajudará na análise de crédito que poderá conceder mais prazo, melhores taxas e mais empréstimos - uma espécie de bônus - para os que costumam saldar as dívidas dentro dos prazos.

O cadastro também incluirá o histórico de pagamento dos que aderirem à lista.

Isso poderá facilitar a concessão de crédito para os que têm menor renda, mas pagam em dia as contas de água, luz, telefone e gás, já que o novo sistema vai conferir, a cada cadastrado uma pontuação, a partir das análises dos hábitos de pagamento dos últimos 12 meses.

A nova lei garante que as pessoas possam entrar ou sair do Cadastro Positivo na hora que quiserem e de forma gratuita. Para isso, basta acessar o endereço eletrônico www.serasaexperian.com.br e seguir o passo a passo listado pelo site ou se dirigir a um posto de atendimento físico do SPC Brasil, na sua cidade.