Cultura de Cabo Frio divulgou resultado do cadastramento da primeira fase do Cadcult

Segunda etapa do Cadastro Único de Cultura dos Artistas de Cabo Frio vai até 21 de janeiro

A Secretaria de Cultura divulgou os resultados da primeira fase do mapeamento do Cadastro Único de Cultura dos Artistas de Cabo Frio (Cadcult), realizada de 21 de julho a 21 de outubro, destinada às pessoas físicas. Nessa período, foram 524 artistas inscritos, que estão divididos nas seguintes categorias: artesanato - 66,6%; música - 8,8%; artes plásticas e visuais - 8,6%; blocos e escolas de samba - 5,2%; literatura - 3,4%; dança - 3,4%; artes cênicas - 2,5% e cultura afro - 1,1%.

A maior parte dos artistas cadastrados nessa primeira fase estão na faixa etária de 46 a 60 anos (35,5%); bem próximos da faixa etária a seguir, que são os de 31 a 45 anos (31,1%); ou seja 66,6% do segmento cultual encontra-se acima dos 30 anos. Temos ainda que na faixa dos 60 a 80 anos está 17,2% dos artistas e 14,9% na faixa de 16 a 30 anos. Artistas acima de 80 anos representam 0,8% dos inscritos e apenas 0,6% têm até os 15 anos.

Do total de inscritos, 61,6% desenvolvem a atividade profissionalmente comercializando seus produtos e 14,9 % exercem profissionalmente ensinando a outros artistas. O mapeamento também identificou que 4,4% atuam de forma filantrópica; 5,3% como terapia; 5,5% têm a atividade como passatempo; e 0,4% têm como hobby. Há também um percentual que não se enquadrou em nenhuma das categorias anteriores.

Formulário de inscrição para pessoas jurídicas está disponível no site da Prefeitura

Traçar um perfil da atividade cultural cabo-friense e, com isso, implementar políticas públicas de acordo com as necessidades da classe artística. Com esse objetivo a Secretaria de Cultura vem realizando o Cadastro Único de Cultura dos Artistas de Cabo Frio (Cadcult), que está em sua segunda fase, voltada para pessoa jurídica - produtores, agentes, grupos/coletivos, associações ou fornecedores de serviços, empresas, trabalhadores e pesquisadores que atuam nas atividades culturais da cidade. Os interessados têm até o dia 21 de janeiro para se inscrever.

A ficha está disponível no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br) por meio do ícone “Cadastro de Cultura (CadCult)”. O mesmo também pode ser feito diretamente na Secretaria de Cultura, no Charitas. Após o preenchimento do cadastro, um e-mail será enviado pela Secretaria no prazo de 30 dias para confirmar a inscrição no CadCult e informar os próximos passos.

Segundo o subsecretário de Cultura, João Félix, o levantamento é muito importante para saber onde os artistas estão localizados e o que eles estão produzindo, para que a partir daí seja elaborado um plano estratégico que atenda a demanda cultural de Cabo Frio. “Esse cadastro vai servir de base para definirmos as políticas públicas para a nossa cidade e organizar os segmentos. Além disso, outro ponto positivo é que o artista passa a ter seu histórico registrado dentro da Secretaria, o que propicia seu acesso aos programas de apoio cultural e à ocupação dos espaços culturais da cidade", explicou.




Pesquisa interna