Comsercaf realiza primeira colheita na Horta Comunitária de Botafogo

23/11/2018 - Durante esta semana, a Comsercaf realizou a primeira colheita de hortaliças da Horta Comunitária, localizada em Botafogo. Ao total, 80 molhos de alface, 20 de coentro, 20 de salsa, 25 de cebolinha e 5kg de tomate foram colhidos por funcionários e posteriormente doados. Os contemplados foram famílias cadastradas no projeto, funcionários da autarquia e a Escola Municipal João Evangelista dos Santos, localizada no bairro.

A Horta Comunitária é uma iniciativa da Comsercaf em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que disponibiliza um engenheiro agrônomo para orientar a equipe da autarquia responsável pelo cultivo e contribui com compostagem para o plantio dos vegetais e hortaliças.

A compostagem é um adubo orgânico desenvolvido com galhos, folhas e restos de árvores obtidos nos serviços de poda realizados no município pela Comsercaf. Ao invés de ser descartado, este material ganha uma destinação ecologicamente correta e também é doado a produtores rurais.

“Estou extremamente feliz com a primeira colheita da nossa Horta Comunitária e por estarmos colhendo frutos de um trabalho em prol da comunidade. Nosso objetivo é ampliar o projeto a outros bairros do município, transformando locais que são vistos como pontos de descarte irregular de resíduos em hortas ou jardins comunitários”, afirmou Luiz Cláudio Gama, presidente da Comsercaf.

O espaço destinado à horta é de 100m² demarcados com eucaliptos tratados e alinhados, que sustentam as telas de proteção. A plantação conta com tomate, beterraba, coentro, alface, cebolinha, pimentão vermelho, pimentão verde, alfavaca, maxixe, beterraba, agrião, berinjela, pepino, jiló, agrião, repolho, rúcula, brócolis, boldo, salsa e couve. As sementeiras utilizadas para germinação das sementes que posteriormente são transplantadas para a horta são confeccionadas pelos próprios servidores da autarquia com copos plásticos reutilizados.