Correios passam a oferecer novos serviços com o Balcão do Cidadão

Emissão de CPF, carteira de identidade e de trabalho já pode ser oferecida pelo Balcão do Cidadão nas agências dos Correios em todo o Brasil. A iniciativa da estatal é uma forma de aproximar da população, serviços que são sempre procurados.

Os Correios são a única empresa pública que está em todos os 5.570 municípios do Brasil. E é por isso que o serviço pode ficar mais acessível para quem não tem acesso à internet, ou não se dá bem com as tecnologias, e até para quem mora longe das grandes cidades.

É o que explica o presidente da empresa, o General Juarez Cunha.

Segundo levantamento dos Correios, quase 65% dos usuários percorrem, no máximo, três quilômetros até uma agência dos Correios. E mais de 70% afirmam levar, no máximo, 15 minutos no trajeto.

A novidade já foi implementada em Minas Gerais, o estado com o maior número de cidades do país, e que possui mais de 1 mil agências dos correios.

O Secretário de Planejamento e de Gestão do estado de Minas, Otto Levy, lembra que há 853 municípios mineiros. E que a ideia é melhorar o acesso a serviços que o estado já fornece.

Como os Correios estão em toda a parte do país, a tendência é que os demais estados passem a aderir ao Balcão do Cidadão.

Os Correios já prestam serviços úteis à população, como emissão de CPF, emissão de certificado digital, entrada no seguro por acidente de trânsito, o DPVAT, distribuição de kit de TV digital e pagamento de INSS a aposentados.

Os novos serviços a serem oferecidos já estão em fase de teste em algumas cidades.