Casa do Trabalhador divulga cursos de qualificação profissional gratuita

Serão 13 cursos direcionados para jovens e adultos. Os candidatos serão selecionados conforme condição socioeconômica, escolaridade e idade mínima requirida.

15/02/2020 - A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Sistema Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro –, divulga os cursos que serão realizados gratuitamente na Casa do Trabalhador, nosso espaço de qualificação profissional do município. O objetivo é habilitar a população para ter acesso ao emprego formal e a prestação de serviço autônomo.

Serão 13 cursos direcionados para jovens e adultos. Os candidatos serão selecionados conforme condição socioeconômica, escolaridade e idade mínima requirida. Para ingressar os interessados devem apresentar 2 fotos 3×4, e-mail, documento Identidade, CPF, comprovante de residência (Munícipes de Cabo Frio), contato telefonico, comprovante de escolaridade (Certificado, diploma, histórico escolar ou declaração escolar).

Em caso de declaração escolar, este documento deverá ser recente em pelo menos 30 dias. Menores de 18 anos será necessário apresentar o documento de identidade e CPF do responsável. Em breve será informado local e prazo para inscrições.

A unidade vai funcionar na Avenida Wilson Mendes, no bairro Jacaré, onde funcionava o Café do Trabalhador. O local contará com salas e carretas equipadas com maquinários para realização dos cursos. Haverá ainda um polo no distrito de Tamoios e no Centro.

Sobre a Firjan

A Firjan é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é “promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

Confira abaixo os cursos disponíveis.

CURSOS PRÉ REQUISITOS CARGA HORÁRIA DIAS
TÉCNICAS DE MONTAGEM DRYWALL* Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental Concluído 40 10
TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE ALVENARIA COM BLOCOS CERÂMICOS* Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 5º ano do Ensino Fundamental Concluído 90 23
TÉCNICAS DE EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS COM PLACAS CERÂMICAS* Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 5º ano do Ensino Fundamental Concluído 80 20
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS* Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental Concluído 100 25
TÉCNICAS DE PINTURA EM ALVENARIA Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 5º ano do Ensino Fundamental 60 15
FUNDAMENTOS DE ELETRICIDADE* Idade mínima: 14 anos Escolaridade: Cursando 9º ano do Ensino Fundamental 120 30
ELETRICISTA PREDIAL** Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 9º ano do Ensino Fundamental Concluído 380 95
EXCEL* Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 9º ano do Ensino Fundamental 33 8
INFORMÁTICA PARA ÁREA ADMINISTRATIVA* Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 9º ano do Ensino Fundamental 84 21
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO** Idade mínima: 16 anos Escolaridade: 9º ano do Ensino Fundamental Concluído 180 45
AUXILIAR DE OPERAÇÕES EM LOGÍSTICA** Idade mínima: 18 anos Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental Concluído 180 45
COSTUREIRO INDUSTRIAL DO VESTUÁRIO** Idade mínima: 16 anos Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental 280 65
*APERFEIÇOAMENTO ** QUALIFICAÇÃO