Palestras, teatro e caminhada reforçam conscientização contra o mosquito da dengue

Secretaria de Assistência Social vai desenvolver ações de sensibilização através dos Cras

A primavera não é somente época das flores. É, também, o começo da estação chuvosa em boa parte do país, criando ambientes propícios para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Cabo Frio, atendendo solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social, aderiu à Campanha da Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde no combate ao mosquito.

A Secretaria de Assistência Social já deu início aos trabalhos junto aos moradores cadastrados, e também em diversas comunidades, através dos Cras, promovendo uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância se eliminar os focos do mosquito.

No Cras Praia do Siqueira, a campanha vem sendo desenvolvida nos grupos reflexivos através de palestras, vídeos e músicas ao longo desta primeira semana de outubro. No Cras do Jacaré a equipe está promovendo uma verdadeira caça ao foco do mosquito dentro da própria unidade, e realizando ações de conscientização da população através de panfletagem, vídeos, roda de conversa com o tema “Primavera de prevenção, sem mosquito no verão!!!!", e oficinas para ensinar como produzir a armadilhas com garrafas pet, Além disso, entre os dias 23 e 27 a prevenção será trabalhada em grupos reflexivos, e no dia 26 haverá mobilização com caminhada pelas ruas do Jacaré com panfletagem e crianças cantando.

No Cras Manoel Corrêa a campanha será intensificada no próximo dia 17. No dia 19, às 14 horas, o Cras de Tamoios vai receber palestra sobre combate ao Aedes aegypti, com foco no público adulto. Do dia 23 ao dia 27 um projeto de mobilização contra a dengue vai agitar os adolescentes do Jardim Esperança, mesclando atividades internas (no Cras) e externas, com caminhada para panfletagem e sensibilização da comunidade. Já no dia 24, às 13h30, a palestra de combate ao mosquito será no Cras de Botafogo com foco nas crianças e adolescentes. No mesmo dia, no Cras Central, será realizada uma caminhada pela conscientização nos bairros adjacentes, e haverá ainda ação no Posto de Saúde com entrega de folders. Em Monte Alegre, o dia da intensificação da campanha será no 25, às 14 horas, com palestras e vídeos, e no dia 26 a programação será no Cras Jacaré, às 10 horas. Em cada atividade interna são esperadas, em média, cerca de 50 pessoas e as informações serão direcionadas para os usuários de todas as idades. As palestras serão abertas ao público.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Rosana Moreira, aos quais os Cras são vinculados, destacou a importância das parcerias para a realização da campanha. “É importante a integração e o apoio que recebemos de alguns parceiros, como o coordenador de Ação Social de Tamoios, Kleber Ferreira, e da Coordenadoria de Endemias de Tamoios, para aprofundar o trabalho desenvolvido em nossos Centros de Referência”, comentou.


Pesquisa interna