Coordenadoria celebra o Dia da Mulher com série de palestras

O mês em que são celebradas as conquistas sociais, políticas e econômicas da mulher ao longo da história terá uma série de palestras e debates em Cabo Frio. As atividades serão promovidas pela Coordenadoria da Mulher, que está preparando uma programação de conscientização e reflexão sobre os direitos da classe na atualidade.

As ações começam nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), através de parceria com a Secretaria de Cultura, e seguem até o dia 16 de março. Na abertura será abordado o tema “Fortalecendo Redes Institucionais de Mulheres”. A palestra acontece das 9h às 13h.

Já na sexta (9) a roda de conversa acontece na Universidade Estácio de Sá. Serão debatidas as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras e a violência que a mulher ainda sofre por pertencer ao gênero feminino. O encontro será das 9h às 16h, com intervalo para o almoço de duas horas.

No dia 16, também na Universidade Estácio de Sá, serão debatidas diversas questões que envolvem a mulher nos dias atuais. A conversa vai abordar desde as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na terceira idade, à sexualidade e o mercado de trabalho para a mulher, e as violências vivenciadas pelo segmento, desde o estupro à violência cibernética. O evento é das 9h às 16h.

“Este é o momento para refletir sobre todo o contexto que envolve as vulnerabilidades da mulher como vítima da violência, em face do histórico de desigualdade gerado pelo impedimento da garantia de direitos como educação, saúde, segurança, trabalho e habitação e a cultura do machismo. Assim, não podemos deixar passar toda e qualquer oportunidade onde possamos estar sensibilizando e chamando à responsabilidade a sociedade”, disse a coordenadora da Mulher, Tereza Tenan.

Além de promover os debates, a Coordenadoria também vai participar como convidada de vários eventos de outras entidades na cidade e região.


 


Pesquisa interna