Feira de Artesanato de Tamoios acontece em novo local

A Feira de Artesanato de Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio, está em novo local. Desde a inauguração, em dezembro de 2017, a atividade acontecia atrás do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Aquárius. Mas desde a última semana os artesãos passaram a expor seus produtos no Espaço de Eventos, próximo à Feira de Tamoios. O objetivo da feira é potencializar os artistas locais do distrito, fomentando recursos e desenvolvendo a Cultura como um todo em Cabo Frio.

A mudança de local aconteceu por conta da alta movimentação do Espaço de Eventos nessa época do ano. A Feira de Artesanato continua sendo realizada às sextas e sábados, mas teve o horário alterado. Agora ela funciona das 17h às 23h, em caráter experimental, podendo ser alterada conforme a necessidade. Somente os profissionais cadastrados no CadCult e que tenham a carteirinha de artesão emitida pelo Governo do Estado podem participar da Feira de Artesanato.

Em junho os artesãos da cidade participaram do cadastramento para a Carteira Nacional do Artesão, numa parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio). Cerca de 800 artesãos de Cabo Frio e Tamoios já receberam o documento. Os demais que tiveram o cadastro aprovado, mas ainda não buscaram a carteirinha, deverão retirar na Secretaria Estadual de Turismo, no Rio de Janeiro. Ela é válida como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

O sistema tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.

 



Pesquisa interna