Municípios celebram o Dia Nacional do Idoso

Coordenadoria da Pessoa Idosa de Cabo Frio promove atividades para celebrar o Dia Nacional do Idoso

A Coordenadoria-Geral da Pessoa Idosa (Cogepi) está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Nesta segunda (02) e na quarta-feira (04), na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), haverá homenagens e outras atividades. Na terça-feira (03), numa parceria com a Secretaria de Cultura, usuários e o Coral Despertar da 3ª Idade, participarão do Cine Charitas.

“Nossa sede em breve será reinaugurada, mas além das atividades realizadas com nossos parceiros, durante a semana estaremos encerrando a programação especial para homenagear os idosos com a apresentação dos nossos talentosos artistas, cantores, poetas, dançarinos entre outros, na própria Cogepi, na próxima sexta”, contou Eduardo Kita, coordenador-geral da Cogepi.

Na quinta-feira (5) acontece uma roda de conversa com o tema “O processo de envelhecimento na atualidade" e na sexta-feira (6) um café da manhã comemorativo com diversas atividades e apresentações com a "prata da casa" encerram as celebrações do dia Nacional do Idoso. Ambas ações acontecem no salão 1 da sede da Cogepi.

As festividades em comemoração aos idosos começou na última quinta-feira (28) com a eleição da Rainha da Primavera e dos Idosos do Ano. Numa disputa acirrada na sede dos Idosos com Amor foram eleitos Maria de Fátima Santos, como a idosa do ano; Gelson Silva, como o idoso do ano e Solange Albuquerque, como a Rainha da Primavera.

O júri foi composto por Eduardo Kita, coordenador-geral da Cogepi; Dulce Vargas, do Grupo de Apoio ao Idoso; Dra. Sonia Valle, do Conselho do Municipal do Idoso; Carmem Lúcia, do Coral Despertar da 3ª Idade e Mônica Lima, presidente do Grupo Ondinas.

Dia do Idoso é comemorado com atividades em Rio das Ostras

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Social promoveu, de 25 a 29 de setembro, a comemoração pelo Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Ao longo da semana, atividades artísticas e recreativas movimentaram as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro do Idoso, no Parque da Cidade.

Dentre as ações, os idosos cantaram no Coral do Projeto Feliz Idade, participaram de show de talentos e se encantaram com apresentações de teatro realizadas por crianças.

BAILE NO CENTRO DO IDOSO – Na tarde da última sexta, dia 29, foi realizado o Baile da Primavera do Projeto Feliz Idade, que lotou o salão do Centro do Centro, no Parque da Cidade, e contou com a participação de dezenas de idosos. O baile contou com a presença do coral do Casulo Centro Educacional, sorteios e muita música.

O Prefeito Carlos Augusto prestigiou o baile e a elogiou a animação dos integrantes do Projeto. “Durante as atividades do Feliz Idade vocês construíram novos laços de afeto. Há poucos dias estive em Brasília para obter recursos, junto ao Ministério do Esporte, com objetivo de recuperar o Parque da Cidade e a Vila Olímpica. Vamos devolver o espaço para vocês e superar os desafios. Vamos reerguer nossa querida Rio das Ostras”, afirmou.

“No Baile do Feliz Idade não pode faltar alegria. Trocamos energia e muito carinho em nossos encontros ao longo de todo ano. No Centro do Idoso vocês têm um importante espaço de convivência”, destacou a Secretária de Bem-Estar Social, Elizabeth Bousquet, agradecendo a presença de todos.

Para a aposentada Maria Gomes Miranda, 77 anos, participar das atividades do Centro do Idoso permite que ela viva melhor. “No convívio com meus colegas me divirto de verdade. Sou uma das primeiras integrantes do Projeto Feliz Idade. Aqui fiz novos amigos, realmente é minha segunda família”, comentou Maria, que estava entre os idosos que aproveitaram, com alegria, o baile, ao som de muita música.

Integrante há quatro anos do Feliz Idade, o aposentado José Maria Fidelis, de 69 anos, também dançou. “Gosto do projeto. Há poucas semanas participei de uma divertida Oficina de Macarrão. Só tenho que agradecer o carinho que recebo de toda equipe”, ressaltou.

FELIZ IDADE - Atualmente Rio das Ostras atende a cerca de 800 idosos por intermédio do Projeto Feliz Idade, que oferece aulas de música, alongamento, teatro, artes manuais, dança sênior e fisioterapia, além de oficina da Memória para a Terceira Idade.

Todos os trabalhos têm como proposta melhorar a qualidade de vida dos idosos, por meio da integração de grupos.


Pesquisa interna