Casa do Idoso será reinaugurada nesta segunda

Local vai oferecer atividades produtivas e promocionais à melhor idade

A partir desta segunda-feira (20) a melhor idade de Cabo Frio terá mais conforto e bem-estar nos serviços oferecidos pela Coordenadoria do Idoso. É que às 9h será reaberto o Centro de Convivência da Pessoa Idosa, a Casa do Idoso, que oferece atividades associativas, produtivas e promocionais para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A reinauguração também faz parte das comemorações dos 402 anos de Cabo Frio, completados no último dia 13, e terá a presença do Coordenador do Idoso, Eduardo Kita, do secretário de Assistência Social, Rômulo Vidal, e do prefeito Marquinho Mendes.

“Mesmo diante de todas as dificuldades, realizamos uma obra estrutural no prédio porque precisamos assegurar a qualidade do atendimento aos nossos amigos da terceira idade. O espaço foi destruído pela gestão anterior e nós não poderíamos deixar a situação como estava. Buscamos sempre atender da melhor maneira possível os nossos idosos, porque sabemos da importância deles para a construção de valores na nossa cidade”, disse o prefeito.

A recuperação do prédio foi realizada pela equipe da Secretaria de Obras com o objetivo de readequar o espaço com reforma do telhado, colocação de forro, construção e readaptação dos banheiros para atender os requisitos de acessibilidade, substituição do piso da piscina e salão, revisão de portas e janelas, além de pintura geral e conserto do sistema de ar condicionado.

Durante a reforma, apenas os serviços administrativos estavam sendo realizados no local, e as atividades oferecidas aos idosos foram transferidas para as sedes da Legião da Boa Vontade (LBV), do projeto “Idosos com Amor” e da Associação de Hidroginástica Ondinas.

“Os idosos têm um vínculo afetivo e emocional muito forte com lugar devido à boa convivência e prazer proporcionado a eles. A reforma e reinauguração deste espaço, mesmo diante das dificuldades financeiras que atravessamos, demonstra o carinho especial que o prefeito tem com os idosos”, comentou o coordenador Eduardo Kita, lembrando que “vamos devolver esse espaço mais amplo para atender todas as necessidades dos nossos assistidos”.

Ao todo, mais de 600 idosos participam das atividades oferecidas pelo centro, como oficinas de artesanato (garrafas / biscuit / decoupagem, tricô / crochê, feltro / tecido, reciclagem, tecido); da memória, de canto / coral, além de pilates, hidroginástica, alongamento, circuito e dança. O centro também viabiliza a confecção do cartão de estacionamento em vaga especial para o idoso. Eduardo Kita lembra que atendimento, no entanto, é prioritário para aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social, principalmente os que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), que são originários de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda (PTR).

“Também têm prioridade no atendimento os idosos que vivem em isolamento por ausência de acesso a serviços, oportunidades de convívio familiar e/ou comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidades indiquem a inclusão no serviço”, lembrou. A Casa do Idoso fica na Avenida Teixeira e Sousa, 2228, próximo ao trevo das Avenidas Joaquim Nogueira com Teixeira e Souza, no bairro São Cristóvão.


.



Pesquisa interna