Prefeitura de Cabo Frio apresenta a ferramenta Índice de Governança Municipal - IGM

Na próxima sexta-feira (29), a Prefeitura apresenta o Índice de Governança Municipal (IGM), ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração através de estudos focados na eficiência e eficácia da gestão pública. O encontro acontece no auditório municipal das 15h às 17h. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Fazenda em parceria com os Conselhos Federal e Regional de Administração e apoio da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o Conselho a ferramenta servirá como um mecanismo de auxílio para a implantação de boas práticas de administração e como referência para tomada de decisão no âmbito municipal. O objetivo é avaliar a qualidade da gestão nas cidades brasileiras. O evento é aberto a todos os gestores municipais, secretários, representantes de associações e cidadãos que desejem compreender como funciona o índice.

“O IGM foi desenvolvido para avaliar a qualidade da gestão nos municípios brasileiros. O estudo apresenta diferentes índices agrupados em categorias fundamentais para a gestão pública, que colaboram na tomada de decisões quanto aos investimentos em áreas que necessitam de maior atenção da administração municipal”, destacou Clésio Guimarães, secretário de Fazenda.

De acordo com Alice Moura, diretora de Ensino Profissional da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, são inúmeras as vantagens da ferramenta, principalmente por permitir adoção de medidas de acordo com as necessidades do município.

"O IGM é um instrumento que promete ser um divisor de águas na perspectiva da gestão pública, uma vez que sinaliza onde o processo precisa ser ajustado e onde está sendo eficiente. Sua utilização pelos gestores pode proporcionar a tomada de decisão na medida exata que promova o desenvolvimento municipal em sua globalidade”, afirmou Alice Moura.

Para o administrador Wagner Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração, o estudo apresenta diferentes índices agrupados em categorias fundamentais para a Gestão Pública e traz importantes referências para a tomada de decisão quanto aos investimentos em áreas que necessitam de maior atenção da administração municipal.

“Cada município poderá fazer um trabalho mais objetivo, um seminário, um workshop, aquilo que for mais adequado para descobrir seus pontos fortes e fracos. Transformar a consciência da defasagem entre aquilo que a gente é e aquilo que a gente deseja ser deve formar a base para o estímulo ao processo de mudança. É neste sentido que o Índice nos fornece grandes oportunidades, servindo como um retrato da realidade de cada cidade”, observou Siqueira.

SERVIÇO
IGM – Índice CFA de Governança Municipal
Data: 29/09/2017
Local: Prefeitura Municipal de Cabo Frio
Endereço: Praça Tiradentes s/nº - Centro – Cabo Frio/RJ
Horário da Palestra: 15h às 17h

PALESTRANTES
ADM. CLÉSIO GUIMARÃES FARIA – Conselheiro e Representante do CRA-RJ da Região dos Lagos; Secretário de Fazenda do Município de Cabo Frio; Bacharel em Administração de Empresas; Pós graduação em Marketing e Comunicação Empresarial; Professor concursado do Sistema Estadual de Educação; Professor Universitário Universidade Veiga de Almeida – Cabo Frio – desde 2003; foi Diretor, Coordenador de Curso e professor da Faculdade da Região dos Lagos – Ferlagos, de 1998 a 2005; Secretário de Fazenda do Município de Cabo Frio 2005 a 2012; Empresário no setor de turismo e construção no município; Delegado responsável pela Casa do Administrador na Região dos Lagos.

ADM. JORGE HUMBERTO MOREIRA SAMPAIO – Presidente do CRA-RJ Consultor em Gestão Pública e Licitação; Subsecretário de Gestão Pública da Secretaria de Administração da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro de 2005 a 2009. Assessor Especial da Presidência do Riocentro. Assessor Especial da Secretaria Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Ocupou cargos de direção na Cerj, Cehab e no Iperj. Conselheiro titular pelo Rio de Janeiro no Conselho Federal de Administração, ocupando o cargo de Diretor de Fiscalização de janeiro de 2015 a maio de 2016; vice-coordenador da Comissão Permanente eleitoral do CFA entre janeiro de 2015 e maio de 2016; coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2015 e dezembro de 2015; vice-coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar do CFA entre janeiro de 2016 e maio de 2016. Em 2009 exerceu os cargos de membro da Câmara de Administração e Finanças e membro da Comissão Especial de Análise de Seguros em Geral e Previdência Privada do CRA-RJ.

ADM. WAGNER SIQUEIRA – Presidente do CFA, Atual presidente do Conselho Federal de Administração. É filho de Belmiro Siqueira (Patrono dos Administradores no Brasil) e durante os últimos 6 anos (2011-2016) foi presidente do CRA-RJ. É o Diretor-Geral da Universidade Corporativa do Administrador. Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração e membro efetivo da Assembleia do Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Autor de mais de dez livros sobre Administração e de quatro outros sobre política e ação legislativa. Palestrante internacional e detentor do prêmio Personalidade Educacional concedido pela Folha Dirigida em 2013.

ADM. RODRIGO NEVES MOURA – Palestrante do IGM/CFA - Membro da Câmara de Gestão Pública do CFA Administrador com MBA em Gestão de Negócios pela UnB. Funcionário do CFA há mais de 19 anos, onde foi coordenador da Câmara de Relações Internacionais e Eventos, assessor especial da presidência, chefe de gabinete, gerente do projeto para implantação do programa de certificação profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs e atualmente é coordenador da Câmara de Gestão Pública.

 


Pesquisa interna