Jornal Tamoios
Cabo Frio, Tamoios,

Professores da rede pública de Cabo Frio já podem se inscrever no “Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação”

A ação do Instituto CCR acontece em parceria com a Secretaria de Educação através do programa Caminhos para Cidadania

26/05/2021 - Professores da rede municipal de ensino de Cabo Frio vão participar do “Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação”. Lançado pelo Instituto CCR, a ação faz parte do programa “Caminhos para a Cidadania”, realizado pela CCR Via Lagos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.

O concurso terá duas categorias: “Fomento ao protagonismo do aluno” e “Desenvolvimento de competências socioemocionais”. É possível inscrever até dois cases por categoria, gratuitamente. A ação é focada no Ensino Fundamental I. Os desafios propostos estão respaldados pela BNCC.

“Nosso objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras. O ‘Caminhos para a Cidadania’ quer apoiar, e também descobrir e incentivar, novas alternativas para a realidade complexa do ensino no Brasil”, destaca Ariane Teles, responsável pelo programa, coordenado pelo Instituto CCR.

A ação premiará educadores que dão aulas no Ensino Fundamental I, com um troféu e um notebook, além das escolas onde os professores vencedores atuam. Outros detalhes de inscrição estão disponíveis no site www.caminhosparaacidadania.com.br, onde os participantes também podem conferir uma FAQ com “Perguntas e Respostas” sobre a iniciativa. O anúncio dos vencedores será no segundo semestre deste ano.

O programa “Caminhos para a Cidadania” promove a formação continuada do professor do 1º ao 5º ano por meio de cursos on-line, materiais digitais e estratégias pedagógicas pautadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que abordam temas como cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, preservação do meio ambiente e saúde mental, promovendo qualificação de educadores para melhorar a qualidade do ensino. No site, professores e alunos encontram sugestões de atividades, livros, filmes, séries, jogos, lições de autoconhecimento, entre outros recursos

Entre em contato com o Jornal Tamoios pelo email jornaltamoios@yahoo.com.br e no zap 21 995525954