Tamoios recebe operação integrada de preservação ambiental na APA da Bacia do Rio São João

23/10/2018 - Uma operação integrada de preservação ambiental foi realizada em Tamoios, distrito de Cabo Frio, nesta terça-feira (23). A ação e contou com a participação de agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, Coordenadoria de Meio Ambiente, ICMBio, Ministério Público Federal e Polícia Federal. A subprefeitura de Tamoios também participou da operação, sendo representada pelos núcleos de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, além da Comsercaf.

A operação foi no bairro Centro Hípico, que abriga o Parque do Mico Leão Dourado e a APA da Bacia do Rio São João, e teve como objetivo identificar e coibir as construções irregulares, bem como o desmatamento e o parcelamento irregular do solo. Os agentes do ICMBio fizeram as vistorias nas área da APA próximas ao rio, acompanhados dos demais agentes envolvidos, e encontraram diversas construções irregulares. Os responsáveis pelas construções foram autuados. Ao todo, foram 13 autuações e quatro demolições.

Foram autuados os responsáveis de obras com menos de cinco anos. Todas essas construções estavam dentro do perímetro da APA da Bacia do Rio São João, o que configura crime ambiental. Entre as autuações estão os crimes de desmatamento e impedimento da regeneração da Mata Atlântica. As penalidades das autuações variam de simples advertência a multas, em caso de reincidência.