Cabo Frio abre processo seletivo para Orquestra Municipal Estudantil

A iniciativa é da Secretaria de Cultura, a partir do Núcleo de Música (parceria com a Fábrica de Música - Ponto de Cultura) e da Ordem dos Músicos do Brasil do Rio de Janeiro (OMB). Serão selecionados 30 músicos distribuídos em 16 tipos de instrumentos. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de novembro na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). O edital está disponível no site da Prefeitura (www.cabofrio.rj.gov.br), na área destinada a Concursos. A orquestra será regida pelo maestro Amilton Cerqueira, delegado regional da OMB, e dirigida pelo Núcleo de Música da Secretaria de Cultura.

De acordo com o edital, são 02 vagas para flauta transversal; 05 para clarineta; 02 saxofone alto; 02 saxofone tenor; 01 saxofone barítono; 03 trompete; 02 trompa; 02 trombone de vara tenor; 01 trombone de vara baixo; 02 bombardino; 01 tuba; 01 guitarra; 01 baixo; 01 teclado; 01 bateria; 03 percussão geral.

A prova prática está prevista para os dias 21, 22, 23 e 24 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na delegacia da OMB, localizada na Rua Paraná, 316, no bairro Palmeiras, em Cabo Frio. O resultado será divulgado no dia 28 de novembro, no Charitas.

Para participar da seleção é necessário que o candidato tenha idade mínima de 14 anos completos, possua seu próprio instrumento e estante de partituras. É preciso imprimir e preencher a ficha de inscrição que se encontra no site da Prefeitura, levar duas fotos 3x4 atuais e cópias do comprovante de residência, de identidade e CPF (menores de idade também devem apresentar cópias do RG e CPF do responsável). Além desses documentos, o candidato precisa apresentar uma declaração de habilidade técnica que deve ser retirada na Delegacia da OMB/Cabo Frio, às sextas-feiras, das 14h às 17h.

Ao realizar a inscrição, o candidato se responsabiliza em cumprir a carga horária semanal de uma hora de Curso Básico de Música, além de dois ensaios gerais de duas horas cada. O curso é composto de teoria musical, prática e técnica de conjunto instrumental, e ensaios técnicos gerais. O participante também se compromete a realizar duas apresentações mensais, comparecer aos eventos, entrevistas e reuniões de planejamento.

Os 30 músicos aprovados pela Comissão de Seleção de Exames devem comparecer no Charitas no dia 30 de novembro, às 8h30, para apresentação pessoal, reunião administrativa, e foto oficial com a equipe organizadora. A estreia da orquestra está prevista para o dia 06 de janeiro de 2018, durante a abertura do Ano Cultural com a Folia de Reis e o Projeto Cultura do Amanhã.

Segundo o secretário de Cultura, Ricardo Machado, a orquestra vai ajudar no aprofundamento e crescimento profissional dos músicos para que posteriormente outras pessoas possam ser alcançadas. “Inicialmente, os aprovados no processo seletivo terão oportunidade de receber o acompanhamento de profissionais renomados, e poderão aprofundar o conhecimento. Nosso desejo vai além de montar um grupo, queremos formar profissionais para passar em provas de concursos públicos, e que também ajudem na formação de outros músicos”, destacou.

Para a diretora de Políticas Culturais, Susiane Borges, é fundamental destacar a formação musical na cidade. Ela também anuncia o início das atividades da orquestra: “A formação musical é uma ação muito importante, e atende aos parâmetros do Plano Municipal de Cultura. Estamos muito felizes porque o Programa do Núcleo de Música começa com essa maravilhosa iniciativa, e sonhamos com sua estreia no dia 6 de janeiro de 2018, marcando um novo tempo para a rica cultura musical da cidade”, comentou.

 



 

 


Pesquisa interna