Jornal Tamoios
Cabo Frio, Tamoios,

Menino de 9 anos leva descarga elétrica de 220 volts em praça de Cabo Frio

03/06/2021 - Um garoto de nove anos levou uma descarga elétrica de 220V nesta terça-feira (1º), por volta das 21h, em uma praça de Cabo Frio, localizada na rua Três, no bairro Vila do Sol. Após o choque, sua mãe, Ameliane Pereira, o levou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi tratado imediatamente. Médicos afirmam que “está vivo por um milagre”. Apesar do susto, o menino passa bem.

Enquanto brincava de pique-pega com colegas, a criança subiu na grade de uma quadra e tocou no poste, levando uma descarga elétrica e caindo da altura de aproximadamente 2m. Ficou desmaiado durante alguns segundos após a queda. De acordo com Ameliane, após ser socorrido por um vizinho, o garoto precisou ser levado urgentemente ao hospital, pois começou a vomitar sangue.

A mãe afirma ainda que essa não foi a primeira vez que crianças se machucam dessa forma no local. “Fiquei sabendo por alto que uma outra criança também levou descarga de choque no poste. O correto seria isolar (a praça)”.

Ao chegar à UPA da cidade, o estado da criança gerou espanto aos médicos. “Geralmente a pessoa tem uma arritmia cardíaca, chegando a ter um infarto”, afirmou o médico que o atendeu. De acordo com profissionais, choques acima de 200V podem causar queimaduras e paradas cardíacas, levando, muitas das vezes, o indivíduo à óbito.

Após realizar os exames, não foi constatado nenhuma alteração, além da fratura de dois ossos no punho. “As enfermeiras que nos atenderam falaram que ele tem uma outra data de nascimento”, disse a mãe, aliviada. “Mas daqui para frente que nós vamos ver, né? Com o desenvolvimento, porque momentaneamente não está aparentando nada”, concluiu.

Ameliane reclama sobre a fiação exposta. “O certo seria isolar a praça, porque não tem condições (de receber crianças) no estado em que está, cheia de emaranhado de fios, ponta de ferro para cima”, afirmou.

Ao ser questionada, a Prefeitura de Cabo Frio informa que a responsabilidade da distribuição elétrica na praça é da concessionária Enel. “Mesmo assim, equipes da Comsercaf serão enviadas ao local para averiguar a situação”, concluiu.

Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que enviou uma equipe ao local e "constatou que o acidente não envolveu a rede elétrica da companhia e sim um poste de iluminação pública de responsabilidade da Prefeitura. Como medida de segurança, a distribuidora desligará o transformador que fornece energia para a praça até que a prefeitura execute o reparo".

Entre em contato com o Jornal Tamoios pelo email jornaltamoios@yahoo.com.br e no zap 21 995525954