Exposição “Raça humanas: Raízes e história” será inaugurada neste sábado

Mostra de Reinaldo Caó celebra mês da Consciência Negra

No mês em que se celebra a Consciência Negra, a Casa de Cultura José de Dome - Charitas vai receber a exposição “Raça humanas: Raízes e história” de Reinaldo Caó. O coquetel de abertura está marcado para este sábado (04), às 19h. A mostra tem o apoio da Secretaria de Cultura e pode ser visitada até o dia 25 de novembro.

São 40 obras dos mais variados tamanhos e estilos que abordam questões voltadas para a cultura negra. Segundo o pintor Reinaldo Caó, os quadros retratam os navios negreiros, favelas, criação, abolicionismo, figuras de personalidades negras e ilustrações de ritos.

“O maior quadro da mostra tem 2x180 e se chama ‘A Oração’. Como o próprio nome já diz, a obra retrata uma senhora negra invocando o seu Deus. A mãe de cabeça baixa é sinal de respeito e a criança sentada em seu colo olha para o expectador. Ainda tem a figura do pai que se mantém de cabeça erguida se atendo à fala da senhora", explicou Caó.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, de 14h às 20h. O Charitas fica localizado na Avenida Nossa Senhora da Assunção nº 855, no Centro.


Pesquisa interna