Terceira edição do Festival Sabores de Cabo Frio chega à reta final

Esta é a última semana para os apreciadores da boa gastronomia degustarem os pratos dos 53 estabelecimentos participantes. O Festival, que começou em 1° de setembro, segue até o próximo domingo, 1° de outubro. Nesta terça-feira (26), a organização do evento anuncia os nove finalistas do concurso gastronômico. Serão eleitos três representantes de cada categoria – entrada, prato principal e sobremesa. Os nove chefs disputarão a final na quarta-feira (27), às 19h, na presença do público, no Espaço Gourmet, montado no Shopping Park Lagos.

Desde 1 de setembro, cerca de 20 jurados, compostos por críticos gastronômicos, jornalistas e empresários, visitaram os restaurantes que participam do evento, avaliando não apenas os pratos, mas, também o ambiente. De acordo com o regulamento do concurso, que pode ser encontrado no site do festival http://saboresdecabofrio.com, cada concorrente poderá receber até 200 pontos, distribuídos da seguinte forma: sabor (70 pontos), criatividade (20 pontos), apresentação (30 pontos), decoração (20 pontos), atendimento (40 pontos), higiene e limpeza (20 pontos).

Os finalistas terão que preparar seu prato do Festival em um tempo especificado pela comissão organizadora do evento e, em seguida, oferecer o mesmo para os cinco jurados contratados para o evento, entre eles o chef José Hugo Celidônio. “Os jurados vão avaliar apresentação, criatividade e sabor dos pratos finalistas e escolher, por consenso, os vencedores de cada categoria”, explicou Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.

Na quinta e sexta-feira, o Espaço Gourmet segue com a programação de aulas de culinária de chefes que participam do festival:

QUINTA – 28/09

17h - Rafael Machado – Delírios Preparação de Confit siciliano

18h - Luciana Roble – Koala Batatorre

19h - Camila Carvalho – Masquebah Masquebah de camarão

20h - Henrique - Escritório do chef Bendito

SEXTA – 29/09

17h - Rodrigo Debossan - Salada de siri com salicórnia - Débora Santana - Tema Panc's regionais (plantas alimentícias não convencionais)

18h - Alessandro Fragoso – Pelicano Capeletti al mare profondo

19h - Margarete Santos - Frutos de Goiás Mar do Norte

20h - Mirian Azevedo - Brigaderia da vovó - Torta de palha Italiana

O Festival Sabores de Cabo Frio é organizado pelo Sindicato dos Empresários dos Hotéis e Restaurantes de Cabo Frio, Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Tropic Produções e Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo. Para informações sobre os pratos oferecidos, é só acessar o site: www.saboresdecabofrio.com.br.


Pesquisa interna