Final do concurso de melhores pratos acontece ao vivo nesta quarta-feira

Chefs cozinharão no Espaço Gourmet do Shopping Park Lagos

Surpresa, satisfação e ansiedade foram alguns dos ingredientes que os chefs finalistas do III Festival Sabores de Cabo Frio experimentaram ao receber o resultado dos pratos finalistas do concurso. Ao todo foram nove escolhidos: três entradas, três pratos principais e três sobremesas. A final acontece ao vivo, nesta quarta-feira (27), a partir das 17h, no Espaço Gourmet, do Shopping Park Lagos. Um júri técnico vai escolher o melhor de cada modalidade.

Das entradas oferecidas pelos estabelecimentos, as eleitas pelo júri de jornalistas, críticos de gastronomia e empresários, foram: Camarão by Sauces - Ceviche de camarão marinado no azeite ao molho de mostarda Alemã com ervas e temperos especiais da casa (In Box); Sabor Paixão - Quibe de peixe acompanhado com molho da casa com especiarias e picles (Mané Paixão) e Casquinha à la quintal - Casquinha de Siri gratinada (Quintal).

O empresário André Rodrigues, do Mané Paixão, que está há três anos à frente do tradicional estabelecimento, comentou sobre o resultado.

“Nós estamos super felizes com o resultado. Nos dedicamos ao máximo no preparo, na apresentação e no bom atendimento. Quero agradecer aos clientes que estiveram presentes e degustaram nosso petisco e toda comissão do festival”, disse André.

Os pratos principais que irão para a final são: Namorado à sombra da aroeira - Namorado com semente de aroeira, arroz de cúrcuma, farofinha crocante de amêndoa e confit siciliano (Delírio’s); Bendito Chef - Creme de aipim com temperos da terra, peixe regional, camarão, purê de banana da terra, acompanhado com arroz de coco e chips de banana da terra (Escritório do Chef) e Salmão à moda fênix - Salmão grelhado no azeite e alecrim feito na brasa, acompanhado com pesto de ervas e purê de batata cremosa (Fênix Steak House).

A chef Corine Müller, do Delírio’s, que já participou de outras edições, conta que trabalhou durante meses para criar a elaborar o prato. Mas ela ressalta que todo esforço valeu a pena porque conseguiram bater recorde de vendas.

“Estou super Feliz! Só de estar entre os três finalistas já é uma vitória! Eu e meus parceiros de trabalho só temos a agradecer a Deus! Hoje vamos nos concentrar e nos organizarmos para amanhã, na grande final!”, declarou Corine.

O Chef Alexandre Bastos, da Fênix Steak House, se disse surpreso de chegar à final. Com a criação do prato feita toda em uma churrasqueira, Alexandre ressalta a divulgação que o Festival Sabores trouxe para à casa.

“Não esperava esse resultado, estou muito feliz. O prato é todo produzido na churrasqueira. Não tenho nem palavras para descrever, temos uma estrutura pequena. É muito gratificante, a divulgação foi sensacional. Estou surpreso”, declarou o chef.

As três sobremesas escolhidas para disputar a final foram: Pérola Negra - Torta de chocolate intenso recheada com brigadeiro de oreo, finalizada com ganache de chocolate (Brigaderia da Vovó); Ogiva de Chocolate - Torta rústica de chocolate meio amargo com recheio coulis de frutas vermelhas e buttercream de avelã, Lowcarb (Choco-Rá) e Johnny Shake - Milk Shake à moda JB: Sorvete batido com brownie podendo adicionar nutella ou geleia de morango. Finalizando com chantilly e pedaços de brownie ( Johnny Brownie).

Mirian Azevedo, da Brigaderia da Vovó, disse que está nervosa, mas que todos já são vitoriosos pois o Festival Sabores é um sucesso.

“Sempre acreditei muito no festival. Ele dá um impulso muito grande para o comércio. Deu uma visibilidade muito grande para a Brigaderia, que participa pela terceira vez. O festival é maravilhoso e isso daí é só consequência, tenho muito amor pelo que faço. Todos nós somos vencedores porque quem está aguentando nessa crise com seu comércio aberto já é um vencedor”, disse Mirian.

Nesta quarta-feira, os finalistas vão cozinhar o prato do festival ao vivo, na frente do público. Os mesmos serão degustados por cinco jurados, que decidirão os vencedores por consenso. Participam do júri os chefs José Hugo Celidônio e Marcos Sodré, a produtora de gastronomia Lou Bittencourt e as jornalistas Úrsula Alonso e Luciana Neiva.

O Festival Sabores de Cabo Frio segue até 1° de outubro em 53 estabelecimentos da cidade. Para acessar a programação: www.saboresdecabofrio.com.br. O evento é organizado pelo Sindicato dos Empresários dos Hotéis e Restaurantes de Cabo Frio, Convention & Visitors Bureau, Sebrae e Tropic Produções e Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo.


Pesquisa interna