Exposição comemora 20 anos do Museu Sambaqui da Tarioba

Inaugurado em 23 de abril de 1999, o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba está completando 20 anos. Para comemorar a data, a Casa de Cultura Bento Costa Júnior realiza uma exposição com trabalhos de estudantes da Cidade sobre o espaço, fotografias da construção artística do Busto do Sambaquiano, a partir de ossada encontrada no local, e exibição de documentário. A mostra será inaugurada na segunda, 29, e pode ser conferida até o dia 8 de maio.

Considerado um dos poucos museus “in situ” do Brasil, ou seja, com materiais expostos da forma como foram encontrados, o Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba conta ainda com objetos de adorno e conchas características da ocupação dessa antiga civilização, que habitou a Região entre 4 mil e 2 mil anos. Peças e objetos históricos localizados em outros sítios demarcados na Cidade também integram o acervo permanente do local.

No museu, que tem uma finalidade didática, está exposto o Busto do Sambaquiano reconstituído artisticamente por Clara Arthaud. Outros destaques são a maquete assinada pelo artista plástico Roberto Sá e o painel de Francischetti, que reproduzem a cultura e o habitat dos sambaquianos de Rio das Ostras.

O Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba e a Casa de Cultura Bento Costa Júnior são unidades da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

EXPOSIÇÃO – Quem for visitar a exposição “20 anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba” vai poder conferir os trabalhos dos alunos do professor Fábio Henrique Sales, da Escola Estadual Jacinto Xavier Martins, e as fotos do acervo pessoal da artista plástica Clara Arthaud que acompanham a construção do Busto do Sambaquiano. Ainda será possível assistir ao documentário “Sambaqui da Tarioba”.

SERVIÇO:

Exposição: 20 anos do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba

Local: Casa de Cultura Bento Costa Júnior (Galerias 01 e 02)

Período: 29/04 a 08/05

Entrada gratuita no museu durante o período de exposição

Visitas: De terça-feira a sexta-feira, de 9h30 as 17h30, e sábados, de 13h30 a 17h30