Fim de semana repleto de atividades culturais e esportivas

A programação para o fim de semana começou nesta sexta-feira (06) com a 1ª Feira Literária Infanto Juvenil, na Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira. Até o dia 13, diversas atividades gratuitas acontecem na parte interna e externa da unidade em São Cristóvão. Além disso, haverá exposição e venda de livros, com exemplares a partir de R$1, e feira de artesanato. A programação começa a partir das 16h, com apresentação musical dos Tambores Urbanos e às 16h30, Ciranda Cultural, com Jaqueline Brum e Sara Dhy. A Feira é aberta a toda a população e vai reunir música, contação de histórias, pintura, palestras, gincana literária, exibição de filmes, dentre outras atividades

Também nesta sexta, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), a partir das 17h, acontece mais uma edição da "Semana Mundial do Espaço". O evento é realizado em parceria com a Rede Rio Astronomia e o projeto Astronomia no Museu, e visa levar conhecimento sobre o universo, sua origem e suas particularidades.

A programação vai contar com a palestra "Por quê? Como? Quando? Sairemos da Terra", que será ministrada pelo astrônomo amador Cleófas Ismael Uchôa, que tem na bagagem cinco obras de astronomia e cosmologia. Uchoa manteve em Búzios, por anos, o maior observatório privado da América Latina e é um grande divulgador da ciência. Os participantes da palestra receberão certificado e poderão observar os astros em evidência com telescópios. A entrada é franca.

À noite, a Passagem recebe a Tríade Cultural, a partir das 19h. O evento mistura fotografia, arte, desfile de moda e música. A programação será realizada pela Associação Fotográfica de Cabo Frio (Afocaf), com o apoio da Prefeitura, através das Secretarias de Turismo e de Cultura, e do Polo Gastronômico da Passagem.

O objetivo do evento é difundir a fotografia e as artes ligadas ao trabalho dos fotógrafos, como moda e música. O público vai assistir, simultaneamente, a projeções e varal fotográfico com imagens da região feitas por fotógrafos da Afocaf, além de desfiles que vão mostrar as novas coleções Primavera/Verão da Pitanga Moda Praia e da Luau Modas. Os modelos vão desfilar ao som da música instrumental de Gabriel Leite e banda.
No sábado (07), é a vez do Charitas oferecer exposição de artes, a partir das 19h. “Um Casal Pinta Arraial”, dos artistas plásticos Maria Lígia Coura Woody e Joseph Rennie Woody, fica em cartaz até 2 de novembro. A mostra tem o apoio da Secretaria de Cultura.

O casal é morador de Arraial do Cabo há aproximadamente dez anos. Suas pinturas retratam as paisagens e o amor pela cidade que escolheu para morar. Maria Lígia pinta há mais de 25 anos e iniciou sua experiência nas artes plásticas junto com o professor Hélio Pereira de Jesus, em Caldas Novas, Goiás. Em Cabo Frio, ela estuda desde 2007 com o professor cabo-friense Reinaldo Caó. Joseph, por sua vez, apesar da experiência em ensinar sobre a arte e a sua apreciação em nível de Ensino Médio, nunca havia pintado. Com a influência da esposa buscou conhecimento das técnicas e hoje é um artista plástico. Atualmente ele também frequenta as aulas do mestre Caó.

Capoeira

Cabo Frio sedia a 8ª edição do Festival Infantil de Capoeira. Organizado pelo grupo Capoeira Brasil, através do instrutor Wellington Bueno, o "Mora Mal", com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o evento acontece até sábado (7) reunindo crianças de 2 a 14 anos, no Espaço Capoeira da Praça da Cidadania, na Praia do Forte, com cerimônia de encerramento na Associação Atlética Cabo-friense.


Pesquisa interna