Primeiro dia de atendimento histórico registra quase 50 abordagens

Visitantes puderam saber mais sobre as curiosidades e importância cultural de alguns monumentos de Cabo Frio

03/10/2018 - O primeiro dia do projeto de Atendimento ao Turismo Histórico, realizado em parceria pelas Secretarias de Turismo e Cultura de Cabo Frio, registrou cerca de 50 abordagens nos principais monumentos da área central da cidade. Moradores e visitantes que estiveram no Forte São Mateus, na Fonte do Itajuru e na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), nesta segunda (1º), tiveram a oportunidade de conhecer as curiosidades dos locais por meio de um bate-papo com historiadores. Os atendimentos são gratuitos.

Segundo o superintendente de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo, Paulo Cotias, o local mais visitado foi o Forte São Mateus, com 38 atendimentos, seguido da Fonte do Itajuru (com sete) e Charitas (com dois). “Tivemos muitos elogios e grande receptividade neste primeiro dia, e isso nos motivou bastante. Por isso, a previsão é de ampliarmos o atendimento aos turistas e grupos escolares”, contou.

Para participar não é necessário fazer inscrição prévia. Basta que os interessados compareçam no Forte São Mateus, Fonte do Itajuru ou na Casa de Cultura José de Dome (Charitas) às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O projeto prevê ainda a realização do "História no Pôr do Sol", com a equipe da Fonte do Itajuru promovendo visitação ao Morro da Guia, conversando sobre as histórias e memórias da localidade. A atividade acontecerá sempre na última quarta-feira de cada mês, às 17 horas. A primeira edição está programada para 31 de outubro.