Cabo Frio participa do Dia D de Vacinação contra o sarampo neste sábado (7)

26 postos de saúde participam da ação

06/03/2020 - A Secretaria de Saúde participa neste sábado (7), das 9h às 17h, o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. O público-alvo são pessoas de 6 meses de idade até 59 anos que ainda não receberam a vacina.

Ao todo, serão 26 postos de vacinação em todo o município. O Dia D é uma estratégia que atende, principalmente, pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana. A iniciativa faz parte da estratégia do órgão federal para sensibilizar pais e responsáveis sobre a os riscos de não vacinarem os filhos, já que a doença é grave e pode matar.

Sobre a doença
O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Contraindicações
Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Segue a lista dos pontos de vacinação

ESF São Jacinto
ESF Maria Joaquina
ESF Florestinha
Posto de Saúde Unamar
PAM de Santo Antônio
ESF Nova California
ESF Angelim
ESF Parque Burle
UBS Praia do Siqueira
ESF Praia do Siqueira
ESF Guarani
ESF Jardim Caiçara
ESF Gamboa
ESF Jacaré
UBS Vila do Ar
ESF Monte Alegre
ESF Boca do Mato
ESF Tangará
ESF Caminho de Búzios
ESF Vila Nova
ESF Cajueiro
ESF Jardim Náutilus
ESF Manoel Correa
ESF Vila do Sol
-Centro de Saúde Osvaldo Cruz ( Braga)
Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança)